Review - Alisia Dragoon - Mega Drive - Neo Player - Podcast, vídeos e reviews, tudo sobre videogames

Ultimas

quinta-feira, 3 de março de 2016

Review - Alisia Dragoon - Mega Drive



Alisia Dragoon - Mega Drive

Aqui no Brasil uma empresa que ficou mais que conhecida durante a década de 90 pelo menos entre o publico que acompanhava os videogames foi a “Tec Toy”, principalmente entre os proprietários dos consoles da "SEGA", pois essa era a distribuidora oficial dos produtos da SEGA em nosso país.

E mesmo muitos não concordando a Tec Toy sempre aparecia com algo especial para seus consumidores, hora com algum jogo que foi desenvolvido por ela mesmo (mesmo quando esse era apenas uma modificação de um outro jogo), hora por lançar algum jogo traduzido para nosso idioma, ou mesmo quando essa somente lançava um jogo com a caixa do jogo em português, tudo isso já fazia uma grande diferença, principalmente em uma época em que não tínhamos muitas coisas além disso.

“Alisia Dragoon” foi um desses jogos que foram lançados aqui em nosso país apenas com a caixa do jogo traduzido para o nosso idioma, coisa essa que não diminuía o brilho desse jogo nem de longe, e que aliais, deixava ele ainda mais com um ar todo especial, pois queira ou não você tinha um jogo fantástico que você poderia mostra para seus amigos e esses poderiam ver as imagens e ler um pouco sobre o jogo na própria caixa do jogo.

Apesar que quando digo ler sobre o jogo pelo menos nesse caso é algo um tanto complicado, pois o jogo nunca contou com uma boa explicação sobre sua historia, onde que no encarte da versão japonesa, dizia que “Alisia” era filha de um feiticeiro que prendeu um vilão chamado “Baldour” em uma espécie de casulo e esse foi lançado ao espaço, mas os seguidores de Baldour prenderam e torturaram o pai de Alisia até a morte, um tempo depois Baldour consegue se libertar e voltar para o planeta e é nessa hora que Alisia entra em ação para tentar colocar um fim a toda esse caos.

Enquanto isso no encarte do jogo da versão Americana a historia era um pouco mais simples e diferente da versão japonesa, essa dizia que Alisia era uma Guerreira que ao lado de seus aliados lutava pela causa dos oprimidos e tinha que lutar e acabar com os monstros e criaturas estranhas que começaram a aparecer após uma estranha estrela brilhante cair na terra.

O visual do jogo é incrível, principalmente para os padrões da época, você vai passar por diversos lugares e ambientes diferentes, como “Florestas”, “Castelos”, “Cavernas”, “atravessar mares”, entre outros lugares, todos muito bem elaborados com diversos detalhes que fazem com que cada fase se torne única e que você nunca tenha a sensação de já ter passado por aquilo antes, ou mesmo ache repetitivo.

A jogabilidade e mecânicas do jogo também são muito boas, você controla Alisia durante a jornada e pode atacar seus inimigos usando raios, que vão aos poucos consumindo uma barra de energia, mas que vai enchendo aos poucos conforme você para de usa-los. Durante todo o trajeto você também sempre vai sendo acompanhado de perto por seus aliados, pequenos dragões voadores que vão lhe auxiliando com magias ofensivas, defensivas, ou mesmo de cura.

Durante o jogo você vai ganhando atributos que podem ser utilizados para evoluir Alisia, e com isso essa pode ficar mais forte, com uma vida maior, ou então você pode evoluir um de seus aliados, ficando a sua escolha, já que cada aliado só controla um elemento você é quem vai decidir se prefere evoluir o aliado de defesa, de ataque, de magia e assim sucessivamente já que ao seu dispor estão quatro aliados que você pode contar com a ajuda durante o jogo.

A trilha sonora do jogo também é muito boa, foi produzida pela “Mecano Associates” que conseguiu fazer uma trilha sonora muito boa e criativa, você vai passar por todos os levels do jogo e não vai ouvir essa se repetir em nenhum momento ou mesmo vai ter a sensação de estar escutando uma faixa que não é tão boa quanto a anterior, já que a cada nova musica essa sempre se encaixa perfeitamente com o clima e ambientação do jogo.

A dificuldade do jogo também é gradativa, apesar de não ser algo muito fora do normal você vai conseguindo perceber que a cada nova fase o joga vai ficando um pouco mais difícil, mas ainda sim você vai achando aquilo tudo muito tranquilo ainda mais com o domínio das distribuições de atributos tanto para Alisia quanto para seus aliados.

Alisia Dragoon foi desenvolvido em parceria pelas “Game Arts e Gainax” e distribuído para Mega Drive em 1992 pela SEGA. O jogo recebeu boas notas e criticas da mídia especializada ocidental, essa ressaltavam os controles impressionantes e algumas até diziam que esse era um dos melhores jogos de Mega Drive, mais ainda sim o jogo não conseguira uma boa vendagem tanto no Japão ou mesmo no ocidente.



Vídeo Gameplay




(Dissection)